sábado, 14 de janeiro de 2017

Programação da Vindima da Casa Valduga


Imagine-se, querido leitor, interrompendo suas atividades de trabalho já na quinta-feira ao meio-dia, em pleno verão. Para quem fica no calor da cidade, nos meses de janeiro e fevereiro, a pausa mais longa é um bálsamo. Você vai sair mais cedo naquela quinta por uma razão extraordinária: estará de partida para a Casa Valduga, em Bento Gonçalves. Essa razão, por si, já seria suficiente para aquele misto de alegria e entusiasmo que acompanha um final de semana prolongado. Acontece que seu motivo é outro: está indo para a festa da Vindima, organizada pela Famiglia Valduga para seus hóspedes. 
Na própria quinta, começo da tarde, você chega. Tem tempo de fazer aquela sesta e de passear, antes da noite, ocasião do jantar receptivo. 
A sexta-feira começa cedo: o café da manhã, ao som de piano, espera desde as 7:30. Às 10:00, há uma oficina de capeletti e outra de chimia de uva, consecutivas. Então, vem o almoço, com visita à Casa Madeira; às 14:00, ocorre a visita à Dommo e Cave de Pedra. À noite, o jantar é no Jardim Leopoldina, do Complexo Valduga, às 20:00.
No sábado, o café da manhã é sob os parrerais, às 8:00, e você sai para a experiência da colheita das uvas às 10:30. Em seguida, às 10:45, parte para o trabalho em campo nas videiras da família. A folga vem na hora do almoço, que é servido às 13:00: uma deliciosa comida típica italiana. À tardinha, às 17:00, você está no café da tarde, saboreando quitutes, embutidos, queijos, chimias e outras saborices locais. Às 18:00, faz a visita à Capela das Neves e, a seguir, à Unidade de Vinificação, às 19:00. Às 19:30 ocorre a pisa das uvas, momento especial de contato com a tradição. À noite, o jantar de encerramento tem início às 21:00. 
No domingo, o check-out é às 13:00, mas pela manhã você pode passear pelo Complexo, dormir até mais tarde e saborear o café da manhã, ou participar do curso de degustação de vinhos, oferecido pela Casa Valduga. O curso é gratuito para os hóspedes, mas é necessária a inscrição. Tem duração média de 4 horas. 
A experiência é de mergulho na cultura local, mesmo. Deleite-se em cada etapa da programação. No Turismo de Experiência, as atividades têm o propósito de colocar o viajante em contato com a vida do território, em várias facetas, propiciando nele a riqueza de sentir-se parte. O valor está na possibilidade de imergir em práticas da vindima, participar dos rituais de colheita e de pisa, pôr em ação os cinco sentidos e saborear a enogastronomia regional. A realização de uma vivência fora da rotina causa um estranhamento positivo ao cérebro e ao corpo, gerando prazer, curiosidade e motivação. A presença de um grupo envolvido na tarefa propicia a integração entre os participantes, também benéfica para a saúde. A realização das atividades da vindima faz de você um vindimadeiro, agregando aprendizado e alegria através de ações até então desconhecidas. 
Há outros pontos a comentar, mas por hoje fico aqui. No próximo post, novas reflexões e conversas sobre o tema. 
Visite aqui a  Programação da Vindima da Casa Valduga, clicando no link.

Na página da Casa Valduga, você encontra os pacotes de um, dois ou de três dias, e seus respectivos valores.
Telefone e email:  (54) 21053154 (Angélica Carraro)  ou reservas@famigliavalduga.com.br

Com carinho,
Betina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar receber sua visita!